quinta-feira, 27 de junho de 2013

O deuses fogem para o Egito e lá são adorados:


Os deuses se transformaram em animais e fogem para se refugiar de Tifão e lá são adorados como "deuses Zoomórficos" ( "deuses Zoomórficos", deidade com poder de se transformarem animais e seres da natureza).

Exemplo:

Apolo tornou-se em um falcão, foi adorado no Egito como: Deus Rá.


A Imagem a cima mostra o Deus Rá aquele que comanda o Sol no Egito Antigo ele é identificado como corpo de um homem e cabeça de um Falcão. 


Hermes tornou-se um um íbis (os íbis são aves do pescoço longo e bico comprido e encurvado para baixo, eles são meios rosados), foi adorado no Egito como: Thoth.


Essa imagem a cima, mostra o Deus Thoth.
(esse deus no Egito antigo é descrito como corpo de um homem e a cabeça de de um íbis).

Ártemis tornou-se em uma Gata, foi adorada no Egito como: Bastet.


A imagem a cima a Direita mostra a Deusa Bastet e da esquerda mostra a deusa Neith
(a deusa Bastet é descrita no Egito Antigo como um corpo de mulher com a cabeça de uma Gata e a deusa Neith também tem um corpo de uma mulher mas com a cabeça de uma Leoa ou uma Tigresa).


Hefesto tornou-se em um boi, foi adorado no Egito como: Ptah.



A imagem a cima, mostra o deus Ptah que foi adorado no Egito Antigo
(Ptah é um deus construtor por isso é muito semelhante ao deus Hefesto).

Apenas a Deusa Atena teve a coragem de sair do Olimpo na forma humana.

A Batalha sangrenta entre Zeus e a Criatura Tifão e a queda dos Titãs:


Zeus foi se refugiar no Monte Cássio, na Síria, foi lá que ele enfrentou o Gigante Tifão, foi uma batalha sangrenta mas Zeus conseguiu derrotar Tifão com a ajuda de Hermes, que tocou uma flauta quando Zeus estava ferido e se escondeu em uma caverna para recuperar o seus raios que teria perdido.

Tifão atraído pela musica que saia da flauta de Hemes que conseguiu acalmar tifão e dar bastante tempo a Zeus. Então Zeus recupera seus Raios e sobe em uma nuvem para não ser percebido por tifão, de lá ele atira um raio mortal e aprisiona e a Criatura Tifão no vulcão Etna ( Etna é o vulcão mais alto da Europa) dizem que  as suas erupções do vulcão é que tifão ainda está lá dentro respirando.




A imagem a cima mostra Zeus atirando seus raios em Tifão.


Hesíodo descreve-o Tifão assim:

As vigorosas mãos desse gigante trabalhavam sem descanso, e os seus pés eram infatigáveis; sobre os ombros, erguiam-se as cem cabeças de um medonho dragão, e de cada uma se projetava uma língua negra; dos olhos das monstruosas cabeças jorrava uma chama brilhante; espantosas de ver, proferiam mil sons in explicáveis e, por vezes, tão agudos que os próprios deuses não conseguiam ouvi-los; ora o poderoso mugido de um touro selvagem, ora o rugido de um leão feroz ; muitas vezes — ó prodígio! — o ladrar de um cão, ou os clamores penetrantes de que ressoavam as altas montanhas.


A Imagem acima mostra a interpretação de Hesíodo ao Gigante Tifão.

Depois que Zeus luta e consegue derrotar Tifão, agora ele precisa lutar contra o seu próprio pai, não demora muito e Zeus consegue também derrotar Cronos, Cronos e os titãs são derrotados descem para o Tártaro e ela passa toda a eternidade, e Zeus é vitorioso e os deuses comemoram.


A Imagem a cima mostra Zeus Lutando contra Cronos.



A Imagem a cima mostra a queda dos Titãs e Zeus no Topo do Olimpo.

Zeus se senta no topo do Olimpo e traz uma nova raça de deuses:


Zeus faz o caos e guerra terminar e assim nasce a nova raça de deuses quando, Zeus se senta no topo do Olimpo ele não o governou sozinho ele dividiu com os seus demais irmão, menos Hades (que era o rei dos mortos e vivia no mundo inferior com sua rainha Perséfone,) e Poseidon (que governava os sete mares). Mas isso não deixava que eles fosse Olimpianos, os irmãos de Zeus e ele próprio eram conhecidos como os " Doze deuses do Olimpo" e o Mundo todo a eles se curvaram e ainda se curvam.



A imagem a cima mostra os 12 principais do Olimpo (ai também está Héracles filho de Zeus, mas ele não contra como um dos principais deuses, Héracles é um deus "menor").


Fontes: René Menar. Mitologia greco-romana, volume 1



segunda-feira, 24 de junho de 2013

Rei dos deuses:

Zeus passou toda a sua infância se escondendo de seu pai, para não ser devorado que nem os seus outros irmãos. Os tempos se passaram e Zeus foi crescendo e agora ele não era mas um bebê, ele tinha se tornado um Homem e prometeu que ia liberta os seus demais irmão que estavam presos na barriga de Cronos, para isso, ao anoitecer, Zeus foi até a casa de seu pai Cronos e colocou veneno em sua bebida, na manhã seguinte Cronos estava passando muito mal, ele vomitou a pedra que teria engolido e os irmãos de Zeus escaparam da barriga de Cronos.

Zeus libertou seus irmãos que estavam presos na barriga de seu pai, agora eles tinham a obrigação de lutar a o lado de Zeus, contra os Titãs.

Todos estavam em seu lugar para o batalha, os Titãs no Monte Ótris e Zeus com os seus Irmãos no Monte Olimpo, mas antes de começar essa batalha sangrenta que durou 10 anos, Zeus foi até o Tártaro libertar o irmão esquecidos de Cronos.

Zeus disse:

- " Eu sei o que meu pai fez com vocês, os maltrataram e os aprisionaram ai, é por isso que eu respeito muito vocês, e se vocês ficarem do meu lado vocês podem se vigar da crueldade de meu pai ".

Os Ciclopes e os Hecatônquiros ficaram muitos felizes e decidiram lutar ao lado de Zeus contra os Titãs, como um agradecimento por Zeus ter libertado os ciclopes e os hecatônquiros, eles deram um presente muito útil a Zeus os Raios e os Relâmpagos.

Agora que o time estava completo, Zeus e os seus Irmãos e os ciclopes e os hecatônquiros estavam prontos para a batalha.

A guerra começa no primeiro ataque Zeus no Olimpo joga um raio mortal contra os Titãs a terra treme. Os Hecatônquiros arrancam pedras do Olimpo e jogam nos Titãs e os Titãs  lutando contra os demais deuses. Anos se passaram os deuses tiveram os seus filhos que ajudaram na guerra, os titãs caiam com as flechadas que Apolo e sua Irmã Ártemis atiravam do olimpo e os outros titãs não aguentavam com as porradas que Héracles os davam.

Os olimpianos estavam perto da vitória, quando da profundezas do tártaro os titãs chamam pelo nome de Tifão, tifão era uma criatura horrível, ele começa a escalar o Monte Olimpo e os demais deuses se transformam em animais e fogem para o Egito.



Essa imagem mostra a Criatura Tifão

Fontes de Imagem: Minilua.com 


Continua na próxima Parte...

quinta-feira, 20 de junho de 2013

De acordo com a mitologia Afrodite nasceu numa espuma branca e brilhante do mar, quando seu irmão Cronos castrou e atirou os testículos genitais de seu pai Urano no mar com a ajuda de Gaia.


as Palavras de Hesíodo para o nascimento de Afrodite:

'O pênis ai muito boiou na planície, ao redor branca espuma da imortal carne ejaculava-se, dela uma virgem criou-se'.

A recompensa e a traição de Cronos:

Como Cronos fez o seu dever de casa que era; castrar o seu pai, a sua mãe Gaia resolveu recompensar Cronos e o tornou no "Rei da cocada grega", antes de Zeus vir e tomar o seu lugar.

Gaia diz a cronos:

"Filho agora que lhe tornei o Deus famoso e respeitado do mundo, liberte seus outros irmãos ( os Ciclopes e os Hecatônquiros)".

Cronos ignorou o pedido sua mãe, Gaia ficou furiosa e prometeu que um dia iria se vingar de Cronos.


Essa imagem de cima mostra Cronos no topo do Mundo

Nascimento dos deuses:

Tempos depois Cronos se casou-se com sua irmã Reia, eles tiveram cinco filhos.

Hades, Poseidon, Héstia, Hera e Deméter. Mas um filho estava  a caminho.

Urano tinha o poder de prever o futuro e ele diz a Cronos, que assim como ele fez com seu pai (Urano) um de seus filhos também ira se rebelar contra ele e tomar o seu trono no céu, com muito medo que isso acontece Cronos bolou uma estrategia.

Toda a fez que Reia parici os seus filhos com quem ela teve com cronos, ele ia, lá e engolia seus filhos ainda vivos.

esta imagem mostra Cronos devorando um de seus filhos ainda vivo. 

Como os filhos de Cronos eram Imortais e não podiam morrer, então passavam a crescer e a morar na barriga dele. um novo Imperador estava a caminho Reia lhe pós o nome de Zeus.

O significado da palavra Zeus em em grego Zeus (Ζεύς), divindade suprema da maioria dos povos indo-europeus. Seu nome significa o que ele sempre foi antes de tudo: “o deus luminoso do céu”. O indo-europeu dieu provém de dei-uo, “brilhante, luminoso”, donde o latim diuus, deus, com o mesmo sentido. Em sânscrito Dyäus, com aposição de pitar, para indicar o “papel do chefe de família”, tem-se Dyäus pitar, equivalente de Zeus pater (Zeus patér), “o chefe, o senhor, o pai do céu luminoso”. Em latim, IOU, que provém de *Drew, com a junção de piter (pater), gerou Iuppiter, que tem o mesmo significado que Dyäus pitar. No a.a. alemão Tiu>Ziu se tornou o deus da guerra, aparecendo o mesmo nome igualmente em inglês, sob a forma Tuesday, “o dia de Zeus”. Em francês, “o dia de Júpiter” surgiu primeiramente com a forma juesdi, depois Jeudi, que é o latim iouis dies, “dia de Júpiter”. Aliás, os inúmeros epítetos gregos de Zeus atestam ser ele um deus tipicamente da atmosfera: ómbrios, hyétios (chuvoso); úrios (o que envia ventos favoráveis); astrápios ou astrapaîos (o que lança raios); brontaîos (o que troveja). Nesse sentido, diz Teócrito que Zeus ora está sereno, ora desce sob a forma de chuva.”

com a sabedoria de sua mãe e com a ajuda de Gaia, Zeus foi poupado da maldade de seu pai. Reia estava cansada, toda vez que ela paria, vinha Cronos e tomava os filhos da mão dela e os engolia vivo, mas isso tava para mudar. Então Reia foi até Gaia para falar com ela o que estava acontecendo e pedir a ajuda dela para poupar a vida de seu único filho que ainda não tinha sido engolido por seu próprio pai antes que seria tarde demais. como Gaia já estava revoltada com Cronos por sua traição, ela resolveu ajudar a pobre Reia, as duas bolaram um plano, esse plano era o seguinte:

De vez de entregar Zeus a Cronos e porque não uma pedra enrolada em uma manta?

as duas tiveram essa ideia brilhante, então quando Reia pariu Zeus, de vez dela entregar Zeus a Cronos para ser engolido, ela entregou-lhe uma pedra enrolada em uma manta. Cronos sem pensar duas vezes pegou a pedra e a engoliu.


Aqui esta imagem mostra Reia dando lhe uma pedra em vez do bebê a Cronos.

Infância:

Reia Teria escondido Zeus numa Caverna no Monte Ida em Creta. De acordo com a mitologia ele teria sido criado :


  • Por Gaia
  • Por uma Cabra, enquanto um pelotão de Kouretes ("soldados"). dançavam e gritavam e batiam tambores ou sua lanças contra escudos para que Cronos não ouvisse o choro do bebê.
  • Por uma ninfa chamada Adamantéia ( irmã de Afrodite) como Cronos era o rei do universo ele controlava a Terra o Céus e o Mar, ela escondeu o bebê pendurado pro uma corda em uma árvore, de modo que ele, teria ficado invisível aos olhos de seu pai.
  • Por outra ninfa chamada Cinosura como agradecimento, Zeus teria abençoado ela e colocado em meio ás estrelas e constelações.
  • Foi criado por Melissa, que o cuidou e o amamentou com leite de cabra e mel enquanto Reia estava ao lado Cronos por que não podia sair para cuidar de seu filho.

Rei dos Deuses: 

Continua na próxima parte....